sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Qual o papel do jornalista nestes novos tempos da informação instantânea?


Hoje nos temos as mídias sociais Orkut,Facebook só citando os principais o twitter um microblog que temos 140 caracteres para escrever o que pensamos, tudo isso gera informação e também muita falta de informação e o jornalista onde fica neste tiroteio de informações?

Bem o jornalismo clássico de Cid Moreira, Samuel Waigner entre outros que não me recordo agora está no fim sei que é uma pena mais é verdade. Vejo cada dia mais a noticia ser um produto mercadológico que um modo de ajudar a população a formar opiniões.

Nos jornalistas somos obrigados a seguir a tão temida linha editorial dos meios de comunicação, temos que muitas vezes “engolir sapos” para podermos viver dignamente mesmo que esses sapos irem de contra com o que acreditamos.

Essa semana participei em minha faculdade de um debate muito bom mesmo! Tivemos a presença de profissionais de renome no mercado de trabalho paraense, em comemoração ao Dia do Repórter e entre os assuntos debatidos o novo perfil do jornalista foi um deles mais não especificamente sendo um assunto no decorrer eu percebi umas coisinhas que nos como o futuro do jornalismo temos que nos atentar.

Como falei no inicio vivemos em um mundo cada vez mais informatizado, temos em mão coisas maravilhosas como a internet e suas ferramentas é muito importante sabermos usa-las de uma forma correta, por exemplo, o twitter tem muita informação muita mesmo mais temos que nos atentar e usar o nosso filtro para sabermos o que é relevante e o que é lixo, temos milhares de blogs por que não tirar um dia para lar alguns mas ñ os famosos os de pessoas normais assim como eu e vc.

È o jornalista é a pessoa nesse mundo que mais tem que se adequar a ela pois nos somos os informantes do povo e temos que nos unir com a internet fazer dela uma amiga uma companheira, mas sem esquecer da boa e velha reportagem onde realmente diferencia o jornalista do resto das pessoas, ñ podemos jamais esquecer do olhar curioso e critico sobre tudo, pois, isso é ser jornalista.