quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Batalha pela manipulação


Deu-se inicio a mais um round da luta entre Rede Globo e Rede Record para ver quem ficará cm o monopólio da mídia no Brasil.
Esse mais novo episodio começou com a veiculação de uma matéria de mai ou menos 10 minutos no telejornal mais importante da Globo, onde foi levado ao público a denuncia feita pelo MP de São Paulo que acusa o Bispo Edir Macedo o maior acionista da Rede Record e mais 9 pessoas ligadas a Record de lavagem de dinheiro de doações de fies da Igreja Universal do Reino de Deus para a obtenção da Rede Record.
Durante toda vida o Bispo já foi acusado de vários crimes pelo MP de São Paulo (http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/Pesquisa_Avancada) e seu advogado sempre usou a mesma defesa que o Bispo estava sendo vítima de perseguição religiosa.

A rede Record em defesa de seu proprietário veiculou uma matéria onde baseava-se em um documentário produzido pela BBC chamado Muito Além do Ciadão Kane onde mostra a verdadeira história da rede Globo.

A rede Globo foi criada durante a ditadura militar uma pagina obscura da história do Brasil, o documentário mostra o apoio que era dado pelo Grupo Globo aos governos militares, e após a fim da ditadura a manipulação da informação que era passada a população.

Um dos mais fatos mais famosos dessa manipulação foi durante a eleição de 1990 na edição feita do debate entre os então candidatos Lula e Fernando Collor, onde Collor foi beneficiado sendo eleito como presidente.

Entre tanto a rede Record também se utiliza de manipulações da mídia para seus interesses, como por exemplo a promoção da Igreja Universal do Reino de Deus essa instituição religiosa que está presente nos 4 cantos da terra tem uma renda aproximada de 8bilhões de reais sendo que no Brasil instituições religiosas não pagam imposto.

Os templos da IURD em todo mundo são altamente luxuosos e grandiosos, junto com tudo isso como uma rede de comunicação conseguiu altos investimentos e a compra de modernos aparelhos?

Essa batalha ainda renderá muitos Rouns para a história da comunicação brasileira, mas quem será que ganhará essa batalha?

Com históricos de manipulações da informação das duas partes quem sai perdendo é o povo brasileiro pois assim a nossa democracia acaba se tornado ilegítima pois a população é vítima de informações pela metade ou até mesmo falsas.

Rezemos para que o povo vença essa batalha de gigantes e que o jornalismo apresentado pelas empresas de comunicação seja realmente imparcial e verdadeiro.

Um comentário:

Bia Magno disse...

É triste ver a pobreza de argumentos dos dois lados e parcialidade das informações mostrada. Quem perde seguramente somos nós.